NIS: O que é NIS, Cadastro NIS, Número do NIS, Consulta NIS



Entenda o que é NIS – A Sigla NIS significa número de identificação social, é uma numeração atribuída pela a Caixa Econômica Federal para identificar determinado usuário, ou seja, de pessoa cadastrada no banco de dados de benefícios e projetos sociais.

Essa numeração é muito utilizada por diversos programas do Governo Federal, principalmente o PIS.

NIS

NIS – O que é número do NIS, onde encontrar, Consulta NIS

O que é NIS

O NIS é um cadastro realizado pela a própria Caixa para identificar o trabalhador, vinculado a empresa privada, essa numeração serve para cadastrar e identificar o trabalhador em diversos benefícios sócias administrados e concedidos pelo o Governo Federal.

Já para o trabalhador este número serve para identificar o recebimento ou recolhimento de benefícios do Governo, tais como seguro desemprego, aposentadoria, abono salarial e o FGTS.

Assim como qualquer outro documento pessoal, a numeração do NIS é única e intransferível é extremamente importante que você tenha conhecimento de colmo andar o seu cadastro no NIS, para que no futuro não tenha problemas de divergência de dados e informações, sendo assim podendo causa transtorno na aquisição de um futuro benefício social.

Para que serve o NIS

Essa numeração também é utilizada em diversos cadastros para como chave de identificação na emissão de documentos vinculado ao trabalhador, por isso caso ocorra alguma divergência de dados ou informações referentes ao cadastro NIS, o trabalhador deve providenciar adequação imediatamente.

Como cadastrar o NIS

O Cadastro do NIS deve ser realizado pelo trabalhador junto à um agente do Governo, dependendo do uso que o trabalhador fará do NIS:

  • Para fazer o cadastro do NIS para participar do Bolsa Família, procure a prefeitura de seu município;
  • Para fazer o cadastro do NIS para fazer a carteira de trabalho, procure a Caixa Econômica Federal;
  • Para contribuir como trabalhador autônomo, procure a Caixa Econômica Federal.

É importante que você mantenha sempre seus dados atualizados junto ao empregador e aos órgãos que possuem dados importantes que possam prejudicar no repasse e recebimento de alguns benefícios sociais.

O cadastramento é muito importante pois possibilita ao trabalhar a consulta e o saque em diversos benefícios sociais que são geridos e administrados pela a Caixa.

Como saber o número do NIS

O Número está presente em diversos documentos do trabalhador brasileiro. Ele é o número de documento que representa o vínculo do cidadão com a Previdência Social, portanto está presente em documentos do trabalhador e documentos de benefícios sociais. Você pode encontrar o Número de Inscrição Social nos seguintes documentos:

CTPS NIS

CTPS NIS

  • CTPS (Carteira de Trabalho) – Junto com as informações do trabalhador, descrito como “PIS/PASEP”;
  • No cartão cidadão – Número impresso na parte da frente do cartão;
  • No cartão Bolsa Família – Número impresso na parte da frente do cartão;
  • No RG – Os modelos mais recentes de carteira de identidade já contém a descrição do “PIS/PASEP”.

Como consultar o NIS?

Hoje existem diversas maneiras de obter informações a respeito do seu NIS. O trabalhador pode consultar o saldo do NIS, ou seja, o saldo dos benefícios sociais pagos através do NIS, ou se não tiver o número em mãos, pode consultar o próprio número do NIS para saber qual o número de seu documento.

Consulta NIS Caixa

Uma forma de obter a numeração é indo a qualquer agencia da Caixa Econômica Federal próximo a sua residência, portando todos os documentos, principalmente carteira de trabalho e número do PIS para que a atendente possa puxar em sistema suas informações, tendo cadastro no Número de Inscrição Social ela vai conseguir consultar e sanar todas as suas dúvidas referentes ao NIS.

Com o número do NIS em mãos, você poderá consultar na própria agência o saldo de benefícios como: Abono salarial 2017, Bolsa Família, Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, Bolsa Atleta, etc.

Consulta NIS pela internet

A mais simples é pratica é através do site do DATAPREV www5.dataprev.gov.br, basta preencher algumas informações tais como nome completo, nome da sua mãe, documentos pessoais tais como RG e CPF e endereço de e-mail ativo e valido para cadastro.

Consulta Número do NIS

Consulta Número do NIS

  • Acesse a página DATAPREV;
  • Preencha seus dados e documentos
  • Coloque seu e-mail;
  • Insira o texto antispam;
  • Confirme os dados.

Com o preenchimento correto das informações em seguida será informado no próprio site a numeração do seu NIS.

Lembrando que qualquer divergência de dados ou alterações cadastrais deve ser informado tanto a empresa, quanto a Caixa, para que haja atualização dos seus dados em sistema.





Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.