Bolsa Família Cadastro – Como se cadastrar



O Bolsa Família é um importante programa que auxilia milhares de famílias brasileiras e, através dele, já conseguiram sair da zona de miséria. O programa consiste em realizar a transferência direta de renda para os beneficiários que recebem até R$ 85 mensais.

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que desconhecem o funcionamento do programa e que perdem a oportunidade de contar com o beneficio por não terem as informações básicas para fazer o cadastro.

Se este é o seu caso ou se conhece alguém que precisa desse importante auxilio é só continuar acompanhando o artigo que te irei te mostrar como se deve fazer o cadastro do Bolsa Família. Confira.

Bolsa família cadastro

Bolsa Família cadastro – Aprenda como se cadastrar no bolsa familia

Como é feito o cadastro?

Em primeiro lugar, você deverá estar cadastrado no Cadastro Único (CADÚNICO) que é um sistema utilizado pelo Governo com o intuito de identificar e caracterizar as famílias de baixa renda para que tenham o direito de acesso aos programas sociais mantidos.

O Cadúnico é mantido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e para se cadastrar nele você deverá procurar a prefeitura de sua cidade que ainda lhe dará todas as orientações necessárias.

Quais são os documentos necessários?

Após o seu cadastro ter sido realizado no Cadúnico será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF ou titulo de eleitor do responsável familiar;
  • Carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de casamento ou de nascimento e título de eleitor dos demais membros da família, ou seja, os documentos pessoais de cada um;
  • Documentos que comprovem a renda mensal obtida, cujo valor deverá ser de até R$ 85 por mês para ter direito ao beneficio.

Como saber se é um novo beneficiário ou não?

É importante dizer que, ainda que tenha realizado corretamente o seu Bolsa Família cadastro, apresentado todos os documentos, o seu pedido passará por uma avaliação prévia para verificar todos os dados.

Como o programa é direcionado para as famílias de baixa renda serão selecionadas aquelas que apresentarem menor valor de renda mensal, ou seja, serão escolhidas as famílias que mais precisam da ajuda do Governo.

Como saber se você foi selecionado para o Bolsa Família Cadastro?

Essa é uma das maiores dúvidas que as famílias possuem. Caso seja selecionado lhe será enviado uma carta para sua residência. Mas, se por acaso não receber, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) ou então a própria Prefeitura de sua cidade. Outra forma de obter as informações que necessita é ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, cujo numero é 0800 726 02 07.

Como é recebido o cartão?

Depois que você recebeu o comunicado informando que foi selecionado no programa, em pouco tempo receberá um novo comunicado já com o cartão em sua casa. Caso perceba que ele está demorando a chegar você poderá ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para receber o seu cartão.

Após receber o cartão você deverá cadastrar uma senha. Este procedimento pode ser feito tanto na agência do banco como nas Casas Lotéricas.





Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.